Scrum Zumbi

Gustavo Cocina
3 min readAug 9, 2019

Scrum é a prática ágil da moda. Segundo o 13º relatório State of Agile, é o framework agile praticado por mais de 70% das pessoas respondentes da pesquisa. Cursos e certificações existem aos montes.

Segundo o próprio Scrum Guide, é simples de entender, mas extremamente difícil de dominar. O guia tem menos de vinte páginas e é bem pouco prescritivo em relação a papéis, cerimônias e artefatos.

Essa simplicidade abre espaço para uma enorme gama de equívocos em sua aplicação. Se o time Scrum e a empresa não tiverem internalizado os princípios e valores do Manifesto Ágil e os pilares e valores do Scrum e se não se mantiver vigilante sobre isso, ele desenvolve vícios e disfunções anti-ágeis. Assim, o time deixa de praticar o Scrum Saudável e passa a praticar o Scrum Zumbi.

A metáfora do Scrum Zumbi foi criada por Christiaan Verwijs e Johannes Schartau e expandida por Barry Overeem. Ela é estruturada como uma epidemia ou infestação, que exibe sintomas, possui causas específicas e apresenta tratamentos. Abaixo está minha interpretação de seus principais pontos.

Ágil é sobre criar confiança. E confiança é conseguida por meio de previsibilidade e qualidade de entregas.

O coração pulsante do Scrum é a entrega de software funcional. O software funcional representa o final de um ciclo de aprendizado, para que se obtenha alinhamento com os interessados e direcionamento para o próximo ciclo.

No Scrum Zumbi não há o coração pulsante do software funcional

Software funcional é o coração pulsante do Scrum

Mas sem ter software funcional para ser avaliado por usuários, ou para ser implantado em ambiente de produção e minimamente mitigar o risco oculto por bugs e configurações, não há aprendizado para aumentar continuamente a eficácia do time e satisfação dos usuários com o produto. Se o valor é entregue no final, a atuação assemelha-se mais ao modelo waterfall do que ao agile.

Isso ocorre devido a uma Definição de Pronto fraca: “está pronto, só falta testar” ou “está pronto, só falta integrar com o sistema Xpto”. O time precisa evoluir sua Definição de Pronto de maneira a reduzir e eliminar o trabalho restante após o pronto (Definition of Undone).

No Scrum Zumbi não há alinhamento sobre valor

E se o software funcional é o coração pulsante do Scrum, o valor é o sangue bombeado para usuários e outros interessados. No Scrum Zumbi não há uma visão transparente e consensual sobre o que representa valor para o negócio (opções lucrativas), para que seja criado o devido senso de urgência.

Outro fator importante presente em ambientes “zumbificados” é o conflito de crenças das pessoas sobre desenvolvimento de software. Por exemplo:

  • Visão de projeto versus visão de produto, em que cada uma dessas visões acredita em entregas de valor em momentos diferentes.
  • Seguir o Scrum por obrigação em oposição a seguir porque te permite testar hipóteses de maneira rápida e barata.
  • Limitar o Scrum à entrega de software em vez de transformar a empresa envolvendo todas as áreas relativas à criação, lançamento e vendas de produtos.

É vital frisar que o Scrum Zumbi é um fenômeno muito mais relacionado ao ambiente do que aos integrantes do time Scrum. Melhore o ambiente, que o time acompanha.

Recomendo fortemente a leitura dos materiais originais nos links abaixo, bem como que você se junte à resistência contra o Scrum Zumbi em http://zombiescrum.org.

Fontes

https://medium.com/the-liberators/the-rise-of-zombie-scrum-cd98741015d5

https://www.scrum.org/resources/blog/zombie-scrum-symptoms-causes-and-treatment

https://www.scrum.org/resources/blog/definition-done-should-include-definition-undone

--

--